Questão de Ginecologia e Obstetrícia

Qual alternativa está correta em relação à dismenorreia?

A

INCORRETA. O diagnóstico de dismenorreia primária só pode ser estabelecido quando todas as possibilidades diagnósticas forem excluídas.

B

CORRETA. Até prova em contrário, trata-se de dismenorreia secundária. Cerca de 80% das pacientes com dismenorreia respondem ao tratamento com AINEs, que são os pilares da abordagem à dismenorreia juntamente com os anticoncepcionais hormonais.

C

INCORRETA. A história não apresenta elementos suficientes para o diagnóstico de endometriose. Além disso, a videolaparoscopia não estaria indicada no momento, devendo ser restrita aos casos graves e refratários ao tratamento clínico.

D

INCORRETA. A dor pélvica crônica é caracterizada por durar de três a seis meses ou mais, sem relação com gravidez e não cíclica. Segundo as informações do enunciado trata-se de uma dor cíclica que ocorre no período menstrual (dismenorreia).

E

INCORRETA. Novamente, não há elementos suficientes para o diagnóstico de adenomiose. Trata-se de um diagnóstico histológico, feito pela análise histopatológica, e sugerido por achado clínicos (sangramento intenso, dismenorreia com útero uniformemente aumentado) e exames de imagem (USG transvaginal e RNM).

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!