O processo de adquirir a estrutura de uma língua natural é universal, pois independe da qualidade interativa que se estabelece com a criança, assim também como independe da cultura. Essa aquisição é possível devido ao fato das crianças possuírem um conhecimento linguístico inato que as guia por esse processo. Tais ideias deram origem à teoria que vigora até o presente. Trata-se da Teoria Gerativa. Sobre essa teoria, assinale a alternativa correta:
Segundo a Teoria Gerativa, uma função mental superior, é de natureza muito mais individual, enquanto a língua, opostamente, não está instalada no cérebro humano, mas está no seio da sociedade e por isso precisa ser adquirida.
A influência do social é determinante para aquisição da língua, destituem do ser humano as responsabilidades pelo seu desempenho linguístico. Inscrevem-se nesse tipo de abordagem as vertentes da linguística estrutural e funcional.
Segundo a Teoria Gerativa, são estímulos linguísticos todas as influências verbais que são dadas às crianças quando estão aprendendo a falar.
Segundo a Teoria Gerativa, as crianças já nascem equipadas com vários aspectos relacionados à organização sintática das línguas humanas que são geneticamente determinadas. Por isso dizemos que essa teoria é de natureza mentalista, pois a mente humana abriga um sistema “computacional” capaz de gerar representações linguísticas.
Segundo a Teoria Gerativa, um conjunto de regras que gera uma infinidade de sentenças, caracteriza-se como individuais, internas (inconscientes) e intencionais (automáticas).
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!