No laboratório, utiliza-se de muitos reagentes nocivos à saúde humana e, por isso, não devem ser descartados diretamente na pia ou no lixo sem antes um prévio tratamento. Supondo que um resíduo seja composto de ácido súlfurico a 39% e um precipitado de sulfato de bário, qual a melhor maneira de descartá-lo?
Dissolver o precipitado com agitação constante durante 180 segundos; diluir a solução até a concentração de 10%; neutralizar o ácido com Ba(OH)2 e descartar na pia.
Filtração para separação do sulfato de bário da solução; reaproveitamento do sólido para outros procedimentos ou armazenar para enviar à uma empresa especializada; neutralizar o ácido com NaOH e descartar na pia.
Armazenar no armário de resíduos e entregar a uma empresa de saneamento básico.
Filtrar o precipitado de sulfato de bário; diluir a solução de ácido até a concentração de 10% e armazenar durante uma semana para descartar na pia; jogar o sal no lixo convencional.
Não há nada a fazer, pois a mistura de ácido sulfúrico e sulfato de bário forma um complexo solúvel extremamente tóxico à saúde humana e, portanto, deve ser mandado a um aterro sanitário classe 1.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!