A classificação dos padrões de drenagem dos rios pode ocorrer de diferentes formas. Todavia, a classificação mais comum apresenta como base o padrão de drenagem, bem como o comportamento das drenagens em relação ao substrato e à forma de canais. De acordo com Riccomini et al. (2009), existem diferentes arranjos de drenagem que permitem uma classificação com base em sua geometria.
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Padrão Dentrítico. II- Padrão Paralelo. III- Padrão Radial. IV- Rios Consequentes. V- Rios Obsequentes.
( ) Neste tipo de arranjo, a drenagem se distribui em todas as direções, originando-se em um ponto central, como os de um cone vulcânico ou uma feição dômica.
( ) Apresentam fluxo no sentido oposto à inclinação das camadas e normalmente são de pequena extensão, descem escarpas e desembocam em rios subsequentes.
( ) Ocorre em regiões cuja declividade é mais acentuada e as estruturas do substrato orientam-se, conforme a inclinação do terreno.
( ) É considerado o arranjo mais comum. Este tipo de arranjo se assemelha à distribuição dos galhos de uma árvore ou os “veios” de determinadas folhas de algumas plantas.
( ) Fluem segundo a declividade do terreno, em concordância com a inclinação das camadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!