Questão de Comunicação em Psicologia

A assinatura do tratado do RCEP fortaleceu a perspectiva multilateral nas negociações globais, pois é um acordo comercial feito entre 15 países asiáticos que intensificará o fluxo de capital e mercadorias entre seus integrantes. O tratado marca a crescente importância dos países asiáticos, com destaque para a China, na economia global, além de uma dinâmica intensificada da região do Pacífico no capitalismo globalizado.

A

INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não reconheceu a ausência de países ocidentais de projeção econômica mundial como Estados Unidos ou da União Europeia. Salvo pelos exemplos da Austrália e da Nova Zelândia, integrantes da Commonwealth, não houve fortalecimento de nenhuma aliança ou frente ocidental com a assinatura do RCEP. Do contrário, houve fortalecimento da multipolaridade mundial, com relativo enfraquecimento dos Estados Unidos e a formação de mais um tratado comercial que privilegia polos de poder regionais.

B

INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa considerou a presença chinesa no tratado e sua proeminência econômica no século XXI como fatores que corroborariam uma unipolaridade chinesa na geopolítica mundial. Apesar de haver fortalecimento da posição chinesa na geopolítica mundial, não é possível falar em unipolaridade, uma vez que os Estados Unidos são uma liderança econômica, a União Europeia ainda detém projeção política e econômica mundial e o próprio acordo é um tratado conjunto de 15 países que fortalece uma perspectiva multipolar na geopolítica mundial.

C

CORRETA. A assinatura do tratado do RCEP fortaleceu a perspectiva multilateral nas negociações globais, pois é um acordo comercial feito entre 15 países asiáticos que intensificará o fluxo de capital e mercadorias entre seus integrantes. O tratado marca a crescente importância dos países asiáticos, com destaque para a China, na economia global, além de uma dinâmica intensificada da região do Pacífico no capitalismo globalizado.

D

INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não reconheceu a ausência da participação dos Estados Unidos no tratado do RCEP e seu relativo isolamento no cenário mundial e órgãos multilaterais, principalmente no governo do presidente Donald Trump. Assim, o RCEP não fortaleceu a presença norte-americana na Eurásia, mas, ao contrário, serve, inclusive, como contraponto a uma pretensa superioridade norte-americana e ocidental nas relações internacionais contemporâneas.

E

INCORRETA. O aluno que assinala esta alternativa não reconheceu a ausência da participação de países europeus, ou mesmo da União Europeia, no tratado do RCEP, podendo ter associado a organização em blocos como uma marca da geopolítica europeia. Esse tratado não fortaleceu a perspectiva eurocêntrica na diplomacia mundial, mas, ao contrário, serve, inclusive, como contraponto à visão de mundo que marcou as relações internacionais na Era Moderna.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!