Grandes avanços no diagnóstico, monitorização e tratamento da Insuficiência Cardíaca (IC) foram observados nos últimos anos, com impactos reais na qualidade de vida e na sobrevida dos pacientes. Somente se mostra inadequado que:
A vasodilatação durante o exame de Hemodinâmica Pulmonar, realizada com nitroprussiato de sódio, sildenafil ou óxido nítrico, visa a pronto aumento da pressão na artéria pulmonar e da POAP.
A cateterização da artéria pulmonar ainda é essencial para a inclusão do paciente na fila de Transplante cardíaco a fim de determinar a existência e o grau da hipertensão pulmonar, e sua reversibilidade a vasodilatadores.
Manometria cardiopulmonar pode ser de grande auxílio no manejo desses pacientes, já que muitos estão em dependência de drogas vasoativas e/ou de assistência ventricular.
Medida deve ser realizada antes da inclusão do paciente em fila de Transplante cardíaco periodicamente, de acordo com o protocolo de cada serviço, ou quando há mudança do quadro clínico do paciente.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!