Assinale a alternativa correta:
A idade do paciente não é um dado importante para direcionar na conduta investigativa, não precisando levá-la em consideração. Isso porque, independente da faixa etária, a primeira conduta frente a uma massa cervical é a realização de uma biópsia.
Massas cervicais com as características descritas acima são tipicamente infecciosas, direcionando a conduta para prescrição de antibióticos e anti-inflamatórios orais.
O local de acometimento da lesão cervical conduz a investigação para hipertireoidismo com bócio, sendo necessária a realização de ultrassonografia da tireoide e a coleta de exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.
A massa cervical no paciente do caso acima não tem relevância clínica, pois é uma lesão antiga, de crescimento lento, que não incomoda o paciente. A solicitação de uma radiografia de tórax é a melhor conduta, pois o diagnóstico provável é de enfisema pulmonar, por se tratar de um idoso tabagista de longa data.
A idade do paciente, os fatores de risco, a história clínica, os aspectos da lesão cervical e seu local de acometimento no pescoço são dados importantes para direcionar a conduta frente a pacientes com abaulamentos cervicais, que no caso acima seria voltada para descartar ou confirmar metástase.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!