Questão de Antropologia jurídica

No seu estudo sobre as relações entre Direito e Antropologia, o autor Luis Roberto Cardoso de Oliveira afirma que o princípio do contraditório tem implicações diversas ao incutir nos operadores do Direito lógicas ou estilos de confrontação distintos. Sabendo disso, leia o que se segue.
I. Na tradição brasileira de Direito, o estilo de confrontação entre as partes, chamado de adversário, exige a produção de um consenso sobre os fatos válidos ao longo do processo.
II. Na versão anglo-americana da tradição civilista o princípio do contraditório se traduz numa lógica ou retórica do contraditório que é imune a consensos.
III. A lógica do contraditório exige a confrontação de teses opostas, entre defesa e acusação, sem que se realize um cotejamento sistemático do substrato empírico de referência acionado pelas partes de modo a viabilizar uma interpretação argumentada sobre a veracidade dos fatos.
IV. No contexto do contraditório, a chamada “verdade real” é definida unilateralmente pelo juiz, com base em sua autoridade institucional, sem distinção adequada entre argumento fundamentado e opinião.
Qual das alternativas abaixo corresponde às afirmações verdadeiras?

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados