O subsistema de inventário de estoques e custo implica a adoção de controles internos necessários para a gestão eficiente desses itens. Os procedimentos que devem ser considerados na revisão desse subsistema pela auditoria interna incluem:
I- O exame dos registros físicos e financeiros dos estoques, os quais devem estar contabilizados com base nos princípios da contabilidade.
II- A comprovação física dos estoques, que pode ser realizada por meio de testes estatísticos, utilizando critérios estabelecidos para definição de amostragem e de extensão dos testes a serem realizados.
III- O exame da avaliação dos estoques, essencial para uma análise da eficiência do subsistema de controle patrimonial e do subsistema de gestão de impostos, servindo como fonte de veracidade das quantidades e de comprovação física.
IV- A circularização dos valores constantes nos saldos dos relatórios internos, destacando as quantidades em estoque, especificações completas, bem como as solicitações de certificados de depósitos em consignação ou de ônus.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!