A partir da década de 1960, tema Enfermagem e Família passa a ser tema dos curriculos de formação dos enfermeiros. Entende-se que a avaliação focada apenas no indivíduo é insuficiente e a atenção voltada para o ambiente em que o sujeito está inserido pode ser mais eficaz no cuidado. O modelo de avaliação multidimensional Calgary é uma importante ferramenta na avaliação das relações significativas, das redes de apoio familiar, dos laços, dos conflitos e da comunicação. Sobre este modelo, é correto afirmar que:
Embora nem sempre seja possível que o enfermeiro avalie todos os membros da família, é importante que todos sejam ouvidos e avaliados.
A família determina as informações que quer passar e o enfermeiro age como agente passivo da avaliação. Sempre considerar as informações fornecidas pela família no momento da avaliação, pois elas não se alteram em outros momentos.
O foco de atenção deve ser dado às pessoas, mais do que aos sistemas onde elas estão inseridas.
As experiências de vida do enfermeiro são importantes, pois servem como meio para julgamento das informações fornecidas pela família, que são mais pertinentes.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!