Um bom processo seletivo inicia a partir de um bom alinhamento entre todos os envolvidos na avaliação do profissional a ser contratado. É necessário que o selecionador faça um levantamento de todas as competências técnicas e comportamentais esperadas, além do que se espera da experiência prévia do profissional, para que todos estes pontos possam ser validados no decorrer do processo de seleção. Analisando este processo é incorreto afirmar que:
A assertividade de um processo seletivo não está vinculada ao volume de vagas que uma empresa tem e sim ao planejamento e a organização tem na condução de seus processos e na distribuição de tarefas entre seus funcionários.
Um selecionador precisa ter todas as informações da vaga e da empresa no início do processo: cargo, senioridade, descritivo das atividades cotidianas, experiência prévia exigida, idiomas - se necessário, salário, benefícios, horário de trabalho, cultura organizacional, momento e expectativas da área.
Nenhum processo seletivo deve terminar com o retorno aos candidatos. Existem muito empenho e esforço do lado do recrutador e da empresa para encontrar um profissional, mas na finalização do processo, esta dedicação pode ser diferente.
As informações completas para saber se um profissional é aderente ou não a uma vaga só serão possíveis de serem validadas após uma profunda avaliação em entrevista individual com o candidato, conhecendo toda sua passagem profissional e as tendências de atitudes comportamentais do entrevistado nas diferentes situações já vividas, o que dará indícios em como irá agir em futuras situações.
As redes sociais contribuem bastante para o processo de recrutamento. Hoje em dia, as vagas são postadas e associadas em diferentes redes sociais para que diferentes públicos tenham acesso e cheguem à fonte de divulgação e se cadastrem.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!