De acordo com Netto a segunda característica de destaque entre as particularidades da formação do capitalismo brasileiro são os processos de 'revolução passiva'. Em relação à revolução passiva marque V para afirmativas verdadeiras e F para afirmacoes falsas.
I) Especificam uma recorrente exclusão das forças populares dos processos de decisão política, pois sempre foi próprio da formação social brasileira que os segmentos das classes dominantes encontrassem meios e modos de impedir ou travar a incidência das forças comprometidas com as classes subalternas nos processos e centros políticos decisórios.
II) A socialização da política, na vida brasileira, sempre foi um processo inconcluso. Por dispositivos sinuosos ou mecanismos de coerção aberta, tais setores conseguiram que um fio condutor costurasse a constituição da história brasileira: a exclusão da massa do povo no direcionamento da vida social.
III) Na base da parcialidade das mudanças ocorridas no processo de modernização capitalista brasileiro não está uma estratégia recorrente de antecipação das classes dominantes aos movimentos reais ou potenciais das classes subalternas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!