Em relação a esses problemas assinale a alternativa incorreta:
Durante a preparação da massa úmida, o aglutinante líquido é adicionado à mistura de pós para facilitar a adesão das partículas. O umedecimento excessivo resulta em grânulos moles
Uma consequência da produção em alta velocidade é o aumento da ocorrência de laminação (estriamento horizontal) e capping (formação de comprimidos descabeçados, esfoliados), em que a parte superior do comprimido é separada, devido ao material particulado não ter tido tempo suficiente para se ligar, após a compressão. A redução da velocidade corrige esse problema.
Esfoliação, rachadura ou laminação de comprimidos são algumas vezes relacionadas à captação de ar durante a compressão direta. Quando o ar é captado, os comprimidos resultantes expandem-se quando a pressão é liberada, resultando em rachaduras ou esfoliação. A alimentação induzida ou forçada reduz a captação de ar, tornando o material particulado mais denso e receptivo à compactação.
A esfoliação também pode ser causada pelo uso de punções que não são limpos de modo impecável e perfeitamente lisos ou de grânulos contendo pós finos ou muito finos. Os pós finos, obtidos quando os grânulos têm seu tamanho de partícula calibrado, em geral correspondem a 10 a 20% do peso do granulado. A presença de uma fração de pós finos é desejável para preencher a matriz de forma apropriada. Entretanto, o excesso pode ocasionar comprimidos pouco duros e esfoliados.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!