A prova consiste em uma corrida percorrida por equipes de quatro corredores, onde cada um dos participantes percorre uma distância (igual para todos) segurando um bastão. Nas corridas de revezamento:
I. A aprendizagem da passagem de bastão possui quatro fases, são elas: corrida, preparação, aceleração e passagem.
II. Atualmente, temos as provas de 4 x 100 e 4 x 400, para o masculino, feminino e equipe mista. A largada nesses tipos de provas são feitas nos blocos de partida, também chamadas como saídas baixas.
III. A entrega do bastão é feita dentro de um espaço determinado, denominado zona de passagem ou zona de revezamento (medindo 20 metros), podendo a equipe sofrer infrações caso faça a passagem fora daquele espaço.
IV. Os corredores devem sincronizar a velocidade dentro dos 30 m, que compreendem a zona de aceleração e a zona de passagem. A colocação correta da marca e a aceleração consistente são os segredos para uma passagem de sucesso.
V. Nesta modalidade a técnica de passagem do bastão é muito importante, pois a técnica torna mais eficaz a troca do bastão de uma mão a outra, fazendo com que o tempo seja encurtado. Existem duas formas de passagem: a passagem descendente (alemão) ou passagem não visual e a passagem ascendente (francês), que exige um contato entre os dois atletas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!