Questão de Educação Infantil

Referindo-se à implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos, o MEC entende que
A idade cronológica não é, essencialmente, o aspecto definidor da maneira de ser da criança e de sua entrada no Ensino Fundamental. Com base em pesquisas e experiências práticas, construiu-se uma representação envolvendo algumas das características das crianças de seis anos que as distinguem das de outras faixas etárias, sobretudo pela imaginação, a curiosidade, o movimento e o desejo de aprender aliados à sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar.

A
o Governo Federal não se compromete com a implementação de políticas indutoras das transformações significativas na estrutura da escola.
B
ocorrerá a inclusão de um número maior de crianças no sistema educacional brasileiro, sobretudo aquelas pertencentes aos setores das classes média e alta visto que as crianças de seis anos de idade das classes populares já se encontram, majoritariamente, incorporadas ao sistema de ensino nas escolas públicas – na Pré-Escola ou na primeira série do Ensino Fundamental.
C
não é uma decisão política, já que está relacionada com o fato de que pesquisas do IBGE (Censo Demográfico 2000) justificam essa decisão.
D
a idade cronológica não é, essencialmente, o aspecto definidor da maneira de ser da criança e de sua entrada no Ensino Fundamental. Com base em pesquisas e experiências práticas, construiu-se uma representação envolvendo algumas das características das crianças de seis anos que as distinguem das de outras faixas etárias, sobretudo pela imaginação, a curiosidade, o movimento e o desejo de aprender aliados à sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar.
E
o ingresso das crianças com seis anos no Ensino Fundamental constitui-se numa medida administrativa, independentemente do conhecimento e respeito às suas características etárias, sociais, psicológicas e cognitivas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!