Questão de Bioquímica clínica

Marilia, gestante de 23 anos, realizou coleta de exames laboratoriais com 8 semanas para sua primeira bateria de exames de rotina no pré-natal. A glicemia de jejum mostrou resultado de 92 mg/dL, sendo repetido o exame e confirmado o resultado. Conforme o protocolo Rede Mãe Curitibana de Assistência ao pré-natal, parto e puerpério de 2019, é CORRETO afirmar:

A
Essa paciente apresenta diabetes mellitus gestacional, necessitando controle por meio de glicemias capilares, não necessitando realizar o teste oral de tolerância à glicose entre 24 e 28 semanas.
B
O resultado é normal e a paciente deve ser orientada a realizar o teste oral de tolerância à glicose entre 24 e 28 semanas de gestação para rastreamento de diabetes gestacional.
C
Caso a paciente tenha sido submetida a cirurgia bariátrica, considera-se normal o exame, mas a paciente deve repetir entre 24 e 28 semanas.
D
Essa paciente apresenta risco elevado para diabetes gestacional, devendo repetir a glicemia de jejum mensalmente e realizar o teste oral de tolerância à glicose entre 24 e 28 semanas.
E
Essa paciente tem baixo risco para diabetes gestacional e não necessita novo rastreamento para a doença durante o pré-natal, exceto se tiver realizado cirurgia bariátrica, pois nesse caso, deve fazer o teste oral de tolerância à glicose.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!