Leia o trecho abaixo de uma oração egípcia produzida na Antiguidade sobre o Rio Nilo: Salve, tu, Nilo! Que te manifestas nesta terra e vens dar vida ao Egito! Misteriosa é a tua saída das trevas. Neste dia em que é celebrada! Ao irrigar os prados criados por Rá, Tu fazes viver todo o gado, Tu - inesgotável - que dás de beber à Terra! Senhor dos peixes, durante a inundação, nenhum pássaro pousa nas colheitas. Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, garantindo a prosperidade aos templos. Se paras a tua tarefa e o teu trabalho, Tudo o que existe cai em inquietação.
Qual a relação do Rio Nilo com os egípcios?
O Nilo era fonte de temor entre os egípcios, responsável pela proliferação de pragas; Os antigos egípcios se instalaram às margens do Rio Nilo e desenvolveram pequenos agrupamentos humanos, pois viram no rio grande potencial de desenvolvimento agrícola, fornecimento de alimentos, água e recursos hídricos para plantações, pastagem, criação de animais domésticos etc. Com o passar do tempo, estabeleceu uma relação de interdependência dos egípcios com o rio a ponto de atribuírem a ele o sucesso ou o fracasso de um povo.
O Nilo era um rio disputado entre assírios e egípcios e por isso tão almejado pelos últimos;
Os egípcios acreditavam que ele deu origem ao primeiro faraó que saiu de suas águas;
O Nilo fora responsável pelo abastecimento de alimentos e de água para os egípcios.
O Nilo era o rio e também o deus da morte para os egípcios que acreditavam no fim daqueles que mergulhavam naquelas águas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!