Questão de História da Educação Brasileira

A autora Giraffa problematiza a relação entre docente analógico e alunos nativos digitais, a dificuldade da fluência digital ainda aparece entre os professores, sobretudo entre os mais velhos. A autora levanta a questão da desmotivação dos alunos em sala de aula e esses mesmos alunos navegam na internet e aprendem com seus pares. Com base em Prenski, ela salienta que a atenção e concentração dos alunos é canalizada para internet, YouTube, games e celulares. Os alunos não desejam receber aulas prontas e fechadas, mas, sim, serem respeitados em suas opiniões e decidirem e compartilharem o controle do que deve ser feito com sua aprendizagem. Apesar de parecer ser narcisista ou irreal por parte dos alunos seus desejos, cabe aos professores considerar suas demandas. Diante dessa situação, como a aprendizagem pode ser ampliada pelo uso das tecnologias e redes sociais?

A

Apesar de vivermos na cultura digital, os professores devem se negar ao uso das tecnologias nas suas aulas para não correr o risco de comprometerem a qualidade de seu trabalho.

B

Realizar a “pedagogia da parceria”, usar a tecnologia é trabalho dos alunos. O trabalho do professor é apoio à aprendizagem.

C

O professor deve focar no seu trabalho e desenvolver boas questões e desafios para os alunos, exigir rigor científico e avaliar a qualidade do trabalho realizado pelo aluno utilizando tecnologias e ambientes virtuais.

D

Não é possível para o professor auxiliar os alunos a utilizarem ambientes virtuais com responsabilidade, pois é tarefa apenas da família.

E

II, apenas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!