Questão de Saneamento Básico
A escolha do processo de tratamento de esgoto a ser adotado deve considerar aspectos técnicos e financeiros, objetivando o atendimento da realidade local. A tabela a seguir apresenta uma comparação entre diferentes etapas e sistemas de tratamento de esgoto e suas características típicas. Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que os sistemas
A
de lagoas com aeração são adequados para as situações em que a população a ser atendida possui poucos recursos financeiros e de mão-de-obra especializada, e alta disponibilidade de área; quando se tem pouca disponibilidade de área, os filtros biológicos devem substituir tais sistemas.
B
de lodos ativados devem ser seguidos por sistemas anaeróbios para melhorar sua capacidade de remoção de organismos patogênicos; os dois sistemas apresentam baixa demanda de área: o primeiro requer alta demanda de energia, e o segundo, baixa demanda de energia, o que explica a vantagem dessa combinação.
C
anaeróbios são, geralmente, mais baratos em termos energéticos e demandam pouca área, porém necessitam de sistema complementar de tratamento para a remoção de matéria orgânica.
D
de tratamento preliminar são inadequados para tratamento de esgoto porque apresentam baixa eficiência de remoção de matéria orgânica, sendo necessário combiná-los com os sistemas de tratamento primário, mediante os quais a remoção dessa matéria é suficiente.
E
de disposição no solo demandam pouca área quando comparados com os sistemas de lagoas sem aeração.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!