Questão de Psicopatologia

O conceito de normal não é um conceito de existência suscetível, em si mesmo, de ser medido objetivamente. O patológico deve ser compreendido como uma espécie de normal, já que o anormal, não é aquilo que não é normal, é sim aquilo que é um normal diferente. (CANGUILHEM, 1978)

A

Um dos critérios utilizados em psicopatologia é o de normalidade como ausência de doença: normal seria aquele indivíduo que simplesmente não é portador de um transtorno mental definido. Tal critério é bastante preciso e eficiente para quem trabalha com pessoas com sofrimento mental, pois baseia-se em uma “definição negativa”, ou seja, definiu-se a normalidade não por aquilo que ela supostamente é, mas pelo que lhe falta.

B

Normalidade estatística: o normal passa a ser aquilo que se observa com maior freqüência. Os indivíduos que se situam estatisticamente fora de uma curva de distribuição normal passam a ser considerados anormais ou doentes. Comprova que tudo o que é freqüente é mais saudável, assim como tudo o que é raro ou infreqüente é patológico.

C

Normalidade operacional é um critério assumidamente arbitrário, com finalidades pragmáticas explícitas. Define-se o que é normal e patológico a priori, o que o torna o critério mais utilizado na prática clínica para a definição dos diagnósticos psicopatológicos descritivos.

D

A normalidade como processo considera os aspectos dinâmicos do desenvolvimento psicossocial, das desestruturações e reestruturações ao longo do tempo, de crises, de mudanças próprias a determinadas faixas etárias. Este conceito é particularmente útil em psiquiatria infantil e de adolescentes, assim como em psiquiatria geriátrica.

E

A normalidade estatística é o critério mais preciso. Devemos sempre examinar o paciente esperando que ele se encontre na média da população.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados