Questão de Administração Pública
O Planejamento Estratégico Situacional (PES) foi desenvolvido pelo economista chileno Carlos Matus, a partir da década de 1970, como um método mais adequado aos desafios da administração ao permitir trabalhar com a complexidade dos problemas. No PES, quando houver uma alteração do Estado, o plano é prontamente ajustado. Nesse método, o futuro não é determinístico e a realidade é sucessivamente acompanhada.
Tendo como base os conteúdos da disciplina, examine quais dos enunciados abaixo se relacionam com Planejamento Estratégico Situacional, o PES:
- o planejamento é visto como a capacidade para governar.
- o PES não pode ser considerado uma aposta. Ele deve reduzir toda incerteza, pois isso é algo fundamental no Planejamento.
- A realidade social é analisada como uma sucessão de jogos de poder, em que os jogadores são os atores sociais e governo é um jogador decisivo, mas não joga sozinho.
- conceito central do planejamento é a visão situacional e o cálculo interativo, e os critérios de julgamento de sucesso do planejamento dependem das circunstâncias e do posicionamento de quem julga.
A
Apenas a afirmativa I.
B
Apenas a afirmativa IV.
C
Apenas as afirmativas I, II e III.
D
Apenas as afirmativas I, III e IV.
E
Apenas as afirmativas II e IV.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!