Clifford geertz in daolio, 2004 , propõe uma visao mais ampla de ser humano e de cultura nas ciências humanas. Para tal, refuta a abordagem estratigráfica e a substitui por uma concepção sintética. Embora daolio concorde com geertz, opta por um modelo mais dinâmico na forma espiralada para o processo de debate na area da educação física ao longo da década de 1990. Essa forma espiralada permite sugerir:
A
Uma ordenação das várias ciências na tentativa de compreender o ser humano ao longo da vida, permitindo manter uma tradição científica e tecnológica
B
A comunicação entre as camadas enfatizando os aspectos específicos do ser humano. Análise mais global e dinâmica. O ser cultural engloba os aspectos motor, psicológico, e social, presentes no ser humano.
C
Que o homem seja um composto de níveis, cada um deles superpostos aos níveis inferiores, reforçando os estratos que estão acima dele e minimizando os que estão abaixo
D
Um nivelamento entre as várias ciências que permita a compreensão do homem como ser social e lhe impute um certo grau de autonomia para exercer seus direitos enquanto cidadão.
E
Um modelo mais estanque de camadas incomunicáveis afirmando que o ser cultural engloba os aspectos motor, psicológico, e social, presentes no ser humano ao longo de sua trajetória de vida.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!