Assinale a alternativa incorreta:
Uma das características marcantes do Mercantilismo é que a riqueza dos indivíduos era medida pelo capital adquirido com a atividade comercial e artesanal, diferentemente da Idade Média onde a riqueza era determinada pela quantidade de terras.
Para que ocorresse um desenvolvimento comercial intenso e acúmulo de riquezas, os mercadores precisavam da proteção de um governante forte que os representasse, regulamentasse leis, que garantisse a ordem e a segurança e que organizasse as trocas comerciais com outras regiões e essa ajuda veio por meio do fortalecimento do poder real.
No século XIII, a burguesia mercantil se fortalecia com a da expansão comercial na medida em que enriquecia cada vez mais com o af luxo de produtos, mas não gostava da interferência do rei nos assuntos comerciais. Além disso, a burguesia não queria se comprometer com os impostos ao monarca.
Com o fortalecimento do poder real e a centralização política nas mãos de um governante poderoso, os reinos se transformaram nações que concentravam recursos, pagos com os impostos, para a formação de um exército permanentemente equipado que assegurasse a ordem local.
O fortalecimento da autoridade central, na figura do monarca possibilitou o surgimento de uma língua nacional que conferiu identidade a jovem nação. Com os impostos arrecadados foi possível a dinamização do reino.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!