Tanto a burguesia cafeeira representada no Partido Republicano Paulista quanto o Exército tiveram papéis-chave na Proclamação da República.
Assinale a alternativa que corrobora essa afirmação:
O papel do Rio de Janeiro como centro cultural do país foi importante para a discussão das ideias republicanas. Foi lá, também, que a proclamação foi gritada, mas quem protagonizou o processo foram as Forças Armadas.
O Rio de Janeiro espelhou os casos francês e americano, onde as discussões acerca do republicanismo se iniciaram em grandes cidades. Contudo, o próprio trecho aborda a pluralidade de pensamentos acerca do tema. Dessa forma, quem tomou as rédeas do processo foram as Forças Armadas, que deram o golpe e finalizaram com a Monarquia.
Os Partidos Republicanos realmente não tinham coesão, mas não foi apenas através das suas organizações ou vontades que o Império sucumbiu. Da mesma forma que os paulistas balizaram a economia do país, não se pode afirmar seu protagonismo, já que a decadência da Monarquia ocorria há décadas.
O texto também aborda a importância das grandes cidades nos processos revolucionários, além de que as discussões que ocorriam ali não necessariamente se traduziram no novo sistema político brasileiro.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!