Questão de Pediatria e Neonatologia

Na maioria das vezes a icterícia reflete uma adaptação neonatal ao metabolismo da bilirrubina e é denominada de “fisiológica”. Por outras vezes decorre de um processo patológico, podendo alcançar concentrações elevadas causando letargia, hipotonia e sucção débil nos primeiros dias de vida. Avalie as afirmativas sobre o desenvolvimento da icterícia no recém-nascido:
I - O aumento exponencial da icterícia no recém-nascido, chegando a valores de bilirrubina total sérica de 20 mg/dL ou mais, pode produzir sequelas neurológicas permanentes denominada “kernicterus” causando até o óbito.
II - Na icterícia fisiológica, a hiperbilirrubinemia indireta costuma se manifestar clinicamente como icterícia quando atinge níveis séricos superiores a 5 mg/dL, o que acontece nos recém-nascidos (RN) a termo após 24 horas do nascimento.
III - As zonas de Kramer funcionam como um meio de estimar o nível de bilirrubina do recém-nascido, onde zona V corresponde a menor intensidade da bilirrubina porque a coloração amarelada da pele encontra-se nas palmas das mãos e planta dos pés.

A
I, II e III.
B
I e II, apenas.
C
II, apenas.
D
II e III, apenas.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!