Questão de História do Brasil

O trecho abaixo foi retirado de um livro de viagem escrito pelo naturalista Henry W. Bates em 1848. Nele Bates descreve os arredores de Belém e seus poços públicos. Leia atentamente o trecho: “Nesse local nos poços públicos de Belém é lavada toda a roupa da cidade, trabalho este que é feito por um bando de tagarelas escravas negras; aí também são enchidas as carroças de água (...) Grupos de vociferantes negros e [de] galegos [portugueses] – proprietários dos carrospipas – discutem entre si continuamente, enquanto vão tomando os seus tragos matinais nos sujos botequins das esquinas”. (Henry Bates. Um naturalista no rio Amazonas.(1848). São Paulo: EDUPS, 1979, p. 14). A alternativa que melhor caracteriza o tipo de trabalho descrito acima é:

A
escravidão negra demarcada pela presença de lavadeiras e carroceiros, normalmente empregados como negros de ganho em cidades como Belém.
B
escravidão urbana percebida pela presença de negras lavadeiras e carroceiros, ambos constantemente vigiados pelos atentos feitores galegos, seus donos ou senhores.
C
servidão de origem africana e indígena representada no trabalho das lavadeiras de Belém, que estavam sujeitas aos maus tratos de seus patrões, os galegos portugueses.
D
trabalho de negros libertos nos carros pipas e de escravas lavadeiras em processo de libertação. Contudo, ambos sob a vigia dos seus patrões ou senhores galegos.
E
trabalho livre dos galegos portugueses, dos negros e negras libertos, os quais, em conjunto, constituíam os trabalhadores que mantinham a cidade de Belém limpa.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!