Questão de História do Brasil

Felipe Camarão exerceu reconhecida atuação militar durante as invasões holandesas no Nordeste brasileiro, combatendo ao lado dos portugueses. Os interesses dos holandeses nessa região, no século XVII, se explicam, dentre outros motivos, em função:

A

das pretensões imperialistas de Mauricio de Nassau, grande produtor de cana que esperava assegurar pequenas colônias no Brasil e nas Antilhas, a fim de obter diretamente a matéria-prima para o refino do açúcar, na Holanda.

B

da fundação da Companhia das Índias Ocidentais, empresa militar constituída por burgueses de várias nações que estavam em desvantagem na corrida colonial e decidiram somar forças para ocupar regiões interessantes comercialmente.

C

do ideário separatista bastante forte nessa região, uma vez que os senhores de engenho se sentiam abandonados pela administração portuguesa sediada no Rio de Janeiro, mostrando-se simpáticos ao domínio holandês.

D

da União Ibérica, uma vez que o domínio de Portugal, pela Espanha, implicou no impedimento da participação da Holanda no comércio do açúcar brasileiro, levando essa nova inimiga a buscar outros meios para recuperar seus lucrativos negócios.

E

da localização estratégica dessa porção litorânea no Atlântico, favorecendo as transações denominadas “Comércio triangular” que se resumiam no envio de cana brasileira para a Holanda, que vendia açúcar para a Europa e os Estados Unidos, em troca de escravos.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!