Tendo em vista a recente epidemia de sarampo detectada em vários estados brasileiros, é necessário que a comunidade médica de todo o país esteja alerta para esse diagnóstico. Com relação ao sarampo, assinale a alternativa INCORRETA.
Em um paciente com quadro febril indefinido, o exame da cavidade oral pode identificar as manchas de Koplik e, assim, elucidar o diagnóstico alguns dias antes do surgimento do exantema.
É essencial que os neurologistas fiquem atentos ao surgimento de casos de panencefalite esclerosante subaguda cerca de seis meses após o surto epidêmico.
Gestantes e pessoas com deficiência da imunidade celular, a exemplo dos portadores de SIDA e linfoma, são grupos especialmente susceptíveis ao desenvolvimento de formas clínicas graves da doença.
Devido ao comprometimento imune secundário à infecção pelo sarampo, pneumonia bacteriana secundária costuma ser a principal causa de óbito nesses pacientes.
A administração de vitamina A em pacientes com formas graves parece estar associada à redução da duração da doença e da mortalidade.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!