Em relação à gastronomia hospitalar, assinale a alternativa correta.
Entre os diversos aspectos envolvidos, ignoradas as necessidades terapêuticas, os cardápios e as dietas hospitalares devem respeitar os hábitos alimentares dos pacientes, o direito de escolha do paciente, o direito do paciente ao diálogo com o responsável pela administração pelo serviço e à informação relativa à alimentação que lhe é servida.
É indispensável que os cardápios sejam nutritivos, de boa aparência e sabor, sanitizados, de difícil preparo e de custo elevado.
Os desafios da gastronomia nas dietas hospitalares são identificados em diferentes aspectos, que vão desde a identificação precisa de necessidades e expectativas dos clientes/pacientes até a tradução mais fidedigna em produtos saudáveis, nutritivos, atrativos, saborosos e, principalmente, que colaborem para a manutenção e (ou) recuperação do estado nutricional.
A competitividade deve ser o único propósito de uma unidade de alimentação e dietética para integrar princípios dietéticos com a gastronomia.
O atendimento coletivo é o grande diferencial para o alcance do conceito de gastronomia hospitalar, respeitando os hábitos regionais, sem, contudo, perder o equilíbrio nutricional.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!