Questão de Planejamento, Monitoramento e Avaliação de Planos, Programas e Projetos

Na construção de modelos devemos considerar aspectos que envolvem as características e funções, que por vezes se entremeiam. Esses aspectos que possibilitam identificação e avaliação da qualidade dos modelos, criando exigências mais específicas para com o cuidado a ser aplicado na modelagem.
A reaplicabilidade é definida como:

A
a característica importante nos modelos, pois implica numa atitude seletiva quanto às informações, na qual os ruídos e os sinais menos importantes são eliminados para permitir que se veja algo do âmago das coisas.
B
evidencia que os aspectos selecionados da realidade são explorados em termos de suas conexões. Temos um padrão integrativo entre componentes diferenciados, que consideram as características morfológicas e funcionais.
C
refere-se ao potencial de sugestões, sendo os modelos bem-sucedidos contêm sugestões para sua ampliação e generalização. Dois aspectos são inerentes, a estruturação integrativa do modelo que pode enunciar ou sugerir que as implicações do conjunto são maiores do que as possivelmente supostas pelas suas partes individuais.
D
é pré-requisito dos modelos nas ciências empíricas., sendo assim, não se apresenta apenas como descritivo de um caso, mas possibilita que seja usado para outros casos da mesma categoria.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!