Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no modelo difusionista promoveram a disseminação de práticas produtivas na agricultura brasileira, associados à Revolução Verde. Esse modelo esteve estruturado com o objetivo principal de difundir, por meio de subsídios, pacotes tecnológicos. Nesse contexto, sobre a atuação do técnico extensionista no período difusionista, assinale a alternativa CORRETA:
A atuação voltada à orientação de práticas minimizando a produtividade agrícola, promovendo acesso e fragilidade da cadeia agroindustrial (sementes, defensivos, máquinas e implementos), na óptica da sustentabilidade e abastecimento alimentar.
Serviços objetivando integrar as inovações aos agricultores, criando uma reação em cadeia, prolongando o tempo de adoção de uma inovação das instituições pesquisa e dificultando a sua disseminação para os agricultores.
Orientação técnica com ação interventiva, voltada ao atendimento dos agricultores em uma perspectiva de difusão de pacotes tecnológicos a partir de diagnósticos e planejamentos de ações pautadas no diálogo democrático, considerando a cultura e o aspecto social da comunidade.
Os técnicos no modelo difusionista tratavam o agricultor como um empresário que devia seguir certas tecnologias para aumentar seus lucros, se baseando principalmente na produção, na qualidade e na produtividade das cadeias envolvidas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!