Questão de Cinema
No período do cinema novo, o curta-metragem se tornou um meio experimental e também um condutor de crítica ideal e política dos produtores da época. Diante do cenário de eclosões do pós-guerra e sistemas de governo emergentes, foi visto, nos filmes, um espaço para questionamento político e também de mercado. Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que o que melhor exemplifica o discurso crítico que se deu, nesse período, no Brasil e no mundo, foi:
A
o surgimento de curtas que traziam mensagens contra o sistema político através da exaltação da arte, onde o discurso apontava para a arte, o refúgio para as crises emergentes, e o culto a estética.
B
a tentativa – sem sucesso – de se questionar o governo, visto que a represália da ditadura militar era forte e dominante, excluindo a possibilidade de frentes contrárias.
C
a utilização de ideias contra a forma de governo, dando vazão ao discurso anarquista e de negação de poder. Além disso, deu-se voz aos que não a tinham, como as mulheres e os negros.
D
o crescente uso do discurso questionador em relação ao governo, em defesa do proletariado e das classes menos privilegiadas. No Brasil, também houve a presença do cinema militante no ABC paulista.
E
observar embates ideológicos, trazidos à tona pelos filmes que demonstravam preocupação na luta pela classe artística e pelos ideais dos artistas de cinema e produtores independentes.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!