Segundo o Decreto 1.171/94, que regulamenta o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta.
Ao servidor público é dado decidir sobre o que é legal e ilegal, conveniente e inconveniente, mas não pode decidir sobre o que é honesto e desonesto, pois não há parâmetros objetivos determinados em lei para isso.
A moralidade da Administração Pública se limita à distinção entre o bem e o mal e, não deve ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.
A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.
Nem a ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, pois nem sempre conduz à desordem nas relações humanas.
O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens de seus superiores, sejam elas legais ou não, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!