O Estado atua na gestão do território. Deve estar atento às ações em relação às cidades, às industrias, ao campo, às questões sociais.
Em relação à intervenção do Estado nas relações econômicas, analise as sentenças, julgando-as falsas ou verdadeiras:
I. Atualmente, vivemos em uma sociedade constituída e formulada no contexto capitalista, ou seja, no modelo liberal em que se contata cada vez maior desoneração das responsabilidades do Estado. Justamente no sentido de atender à suposta fórmula do progresso: supervalorização do capital sobre as demandas sociais.
II. O Estado deve atuar em diversas frentes, tendo em vista o melhor desenvolvimento possível dos territórios. Nesse sentido, o governo chinês nos aponta muitas situações a não serem seguidas. Quando da construção da Usina de Três Gargantas, o governo daquele país, atendendo a interesses econômicos específicos, não levou em consideração as demandas sociais, ambientais e históricas no processo.
III. O contexto moderno coloca em jogo muitas questões essenciais às sociedades como noções de justiça ou de manutenção. Desse modo, ao conceder garantias às empresas, as questões sociais também são analisadas. Trata-se de fase que podemos classificar como de transição, isto porque as políticas sociais lentamente são construídas aliando-se aos interesses econômicos.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!