Questão de Saneamento Básico
Um paciente homem de 70 anos, portador de doença renal crônica decorrente a diabetes do tipo 2 (DM2) manifesta desde os 40 anos. Nos últimos 10 anos, faz uso do antidiabético oral (ADO) metformina e os níveis de glicemia em jejum têm variado entre 90 e 120 mg/dL e os valores de hemoglobina glicada (HbA1c) apresentam valores médios de 15%. Os valores de colesterol total têm variado de 190 a 320 mg/dL nos últimos 5 anos. Uma possível explicação para a doença renal é:
A
A isquemia renal causada pela hipercolesterolemia é o principal fator de risco, uma vez que o ADO utilizado é adequado para o paciente com doença renal e demonstra ser eficaz pelos valores de glicemia e níveis médios de HbA1c.
B
A diminuição dos valores de HbA1c, aliada aos valores de glicemia sob controle, demonstra que o ADO prescrito é adequado para o controle da DM2, porém é nefrotóxico e o principal fator de risco para a doença renal. Os valores de colesterolemia não podem ser relacionados ao risco de doença renal.
C
A formação de produtos finais de glicação (ACEs) promoveram a lesão de vasos e a conseqüente lesão glomerular, uma vez que a hemoglobina glicada demonstra que a hiperglicemia tem se mantido elevada, complicada pelo uso de ADO inadequado para o caso. A hipercolesterolemia pode agravar a isquemia renal.
D
Pelos dados laboratoriais apresentados, não há como relacionar a presença de doença renal com a DM2, uma vez que os valores médios de glicemia nos últimos 10 anos mantêm-se dentro de valores aceitáveis pelo uso de ADO adequado e a hipercolesterolemia não ter relação direta com a instalação de doença renal.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!