A Revolução Praieira, como lembra o historiador Caio Prado Júnior, foi o último suspiro de vida do liberalismo radical no Brasil dos oitocentos, encerrando, portanto, a fase de intensa agitação social iniciada no Período Regencial. Desse momento até a década que antecede a República, o perfil político do Brasil caracterizou-se pelo(a):
Revezamento político entre os restauradores e conservadores, que buscavam ajustar os interesses dos grandes proprietários rurais escravistas aos da monarquia.
Revezamento político entre liberais e conservadores, que buscavam atenuar os conflitos e acentuar a reciprocidade de interesses entre o governo e os partidos.
Constante conciliação entre o poder moderador e os conservadores, afastando o partido liberal, que pleiteava reformas econômico-sociais.
Conciliação entre liberais e conservadores, que se alternavam no poder, como forma de afastar o governo monárquico das decisões políticas.
Distensão entre os partidos conservador e liberal, pois o último passou a defender a extinção do poder moderador, da escravidão e da guarda nacional.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!