Questão de Aspectos de Ética na Pesquisa, Ética Médica e Perícia Médica
Alguns autores trazem que durante o processo de envelhecimento o indivíduo não sofre alterações significativas no funcionamento psíquico (exceto nos casos acometidos por enfermidades), posicionando-se diante desta etapa de maneira a utilizar o mesmo leque de recursos internos que sempre utilizou no decorrer de sua vida em ocasiões semelhantes sob aspectos de transições e perdas. Desta maneira entende-se que:
A
Durante o processo de envelhecer, o indivíduo, apesar de sofrer perdas sociais, adquire vasta experiência de vida, tendo a capacidade de se tornar mais sereno e calmo frente às dificuldades enfrentadas.
B
Ao envelhecer o sujeito perde suas capacidades de convívio social, uma vez que passa por uma regressão no funcionamento dos processos psíquicos advinda da deteriorização de seus processos fisiológicos.
C
O processo do envelhecimento traz consigo perdas sociais e fisiológicas significativas, fazendo com que o sujeito necessariamente entre em estado depressivo, caracterizando esta etapa por cuidados especiais e proteção do convívio social.
D
O indivíduo se porta diante do envelhecimento da mesma forma como se portou frente a outras situações do passado, ou seja, se foi uma pessoa capaz de achar saídas produtivas aos seus problemas, assim o fará com o envelhecimento.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!