Questão de Hidráulica
Pergunta 2
Leia o trecho a seguir.
Depois de Gehard von Rad houve muitas publicações de artigos, estudos e teologias do Antigo Testamento, porém, nenhuma delas com a importância marcante de Eichrodt e von Rad. Na verdade, o que se viu foi uma multiplicação de propostas de métodos que não caíram no agrado da academia a ponto de ditar os estudos posteriores.
Considerando as informações acima e o conteúdo estudado acerca da posição de Brevard Childs a respeito da teologia do Antigo Testamento na segunda metade do século XX, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
- ( ) Brevard Childs chegou a afirmar, no fim da década de 1960, que o movimento de teologia bíblica havia estagnado, ou até mesmo morrido, embora a necessidade da teologia bíblica permanecesse viva.
- ( ) Para Brevard Childs a teologia bíblica estava em crise, e ao indicar a morte dela como movimento, também apontava que o problema era hermenêutico e a solução é reconhecer que a Bíblia é histórica e teológica. Dessa forma, é improvável que se possa separar as duas características.
- ( ) Brevard Childs propôs uma nova abordagem, uma teologia bíblica do Antigo e do Novo Testamento que pudessem ser uniformizadas em uma teologia bíblica de fato. Segundo ele, não é possível uma Teologia do Antigo Testamento que não leve em conta sua relação canônica com o Novo Testamento.
- ( ) Brevard Childs propõe o abandono da história, da sistemática, de um tema específico, e adoção do cânon como o único parâmetro da teologia bíblica. Aqui a história não deixa de existir no estudo teológico, apenas passa a ser subordinada a teologia.
- ( ) Para Brevard Childs o Antigo Testamento deve ser interpretado através de sua ordem canônica hebraica, a saber, Torah, Nevi’im e Ketuvim. Para ele a abordagem canônica deve cristianizar o Antigo Testamento, pois, este é parte do cânon cristão junto com o Novo Testamento.
V, F, V, V, F. Resposta correta
A
I. ( ) Brevard Childs chegou a afirmar, no fim da década de 1960, que o movimento de teologia bíblica havia estagnado, ou até mesmo morrido, embora a necessidade da teologia bíblica permanecesse viva.
B
II. ( ) Para Brevard Childs a teologia bíblica estava em crise, e ao indicar a morte dela como movimento, também apontava que o problema era hermenêutico e a solução é reconhecer que a Bíblia é histórica e teológica. Dessa forma, é improvável que se possa separar as duas características.
C
III. ( ) Brevard Childs propôs uma nova abordagem, uma teologia bíblica do Antigo e do Novo Testamento que pudessem ser uniformizadas em uma teologia bíblica de fato. Segundo ele, não é possível uma Teologia do Antigo Testamento que não leve em conta sua relação canônica com o Novo Testamento.
D
IV. ( ) Brevard Childs propõe o abandono da história, da sistemática, de um tema específico, e adoção do cânon como o único parâmetro da teologia bíblica. Aqui a história não deixa de existir no estudo teológico, apenas passa a ser subordinada a teologia.
E
V. ( ) Para Brevard Childs o Antigo Testamento deve ser interpretado através de sua ordem canônica hebraica, a saber, Torah, Nevi’im e Ketuvim. Para ele a abordagem canônica deve cristianizar o Antigo Testamento, pois, este é parte do cânon cristão junto com o Novo Testamento.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!