Questão de Antropologia

Cruz e Guareschi (2010), ao realizar uma reflexão sobre a participação popular, colocam-nos que há três enunciados que sintetizam os sentidos que justificam a participação no que se refere aos direitos sociais, à proteção social e à democratização das instituições correspondentes. Esses três enunciados estão corretamente citados nas afirmativas:

  1. A participação social promove transparência na deliberação e na visibilidade das ações, democratizando o sistema decisório.
  2. A forma como essa cidadania é concebida e os eventos pensados, elaborados por uma esfera superior – dominante e eivada de preconceitos e interesses – vão agir contrariamente sobre as classes mais atingidas pelas condições de desigualdade social.
  3. A participação social permite maior expressão e visibilidade das demandas sociais, provocando um avanço na promoção da igualdade e da equidade nas políticas públicas.
  4. A Constituição define e garante quem são esses cidadãos e quais direitos e deveres têm, incluindo a questão da participação e do controle social.
  5. A sociedade, por meio de inúmeros movimentos e formas de associativismo, permeia as ações estatais na defesa e no alargamento de direitos, demanda ações e é capaz de executá-las no interesse público.

A
I, III e V.
B
I, II e V.
C
II, III e IV.
D
I, IV e V.
E
II, III e V.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!