Questão de Movimentos Sociais, Discriminação e Desigualdade: raça, classe e gênero
Nesta aula, alguns conceitos importantes foram trabalhados na perspectiva de compreensão do alcance dos movimentos sociais e das classes sociais. Uma das discussões presentes diz respeito ao antagonismo de classe presente na sociedade, antagonismo este, que gera distorções e legitima processos de desigualdade na realidade social.
Diante disso, pode-se concluir que:
A
O antagonismo de classes possui estreita relação com as necessidades mínimas da maioria da população, necessidades estas reconhecidas pela sociedade de modo geral.
B
Os interesses da classe trabalhadora, excluída dos processos de inclusão social e garantia de direitos, estimularam a luta por direitos fundamentais da população.
C
As políticas sociais demonstram, crescentemente, uma ampliação de seu acesso e investimento, nunca tendo sofrido redução por meio de cortes e/ou gastos sociais.
D
O trinômio privatização, focalização e descentralização, indicados pela autora Behring (2003), demonstram estreita relação com a estatização das políticas sociais, reduzindo seu alcance em âmbito privado.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!
Aulas em vídeo Em breve
00:00