Questão de Neurociência

Os psicoestimulantes tem por função potencializar o funcionamento cerebral, atuando sobre o neurotransmissor dopamina; com isto, ocorre a redução dos sintomas especialmente da distração e da hiperatividade. A sequência CORRETA:

  1. I – A ritalina é um medicamento indicado para tratar normalmente crianças com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) entre outras doenças do sistema nervoso central. O medicamento foi patenteado em 1994, e os efeitos colaterais mais frequentes são a ação broncodilatadora, insônia e a redução do apetite, alterações no humor.
  2. II – A carbamazepina é uma droga sintética, fabricada em laboratório, que estimula o sistema nervoso central, fazendo com que o cérebro trabalhe muito e mais rápido do que o normal, deixando as pessoas mais “ligadas”, elétricas, sem sono, isto é, a pessoa fica num estado hiperativo.
  3. III – A Dextroanfetamina é uma substância sintética criada no século XX. Ela é um tipo de anfetaminas (substâncias simpatomiméticas que tem a estrutura química básica da β-fenetilamina).
  4. IV – Usada de forma crônica a metanfetamina, causa nervosismo, irritação e paranoia. Na realidade uma psicose similar à esquizofrenia com alucinações visuais e auditivas. O comportamento é violento e irregular; altas doses produzem severa depressão, insônia por muitos dias e, nesse período de “fissura”, o usuário em busca de relaxamento procura por doses maiores, o que só aumenta a paranoia, a insônia, nervosismo e sensação de perseguição, com julgamento de “trama contra si.”

A
I, II, III, IV
B
I, II, IV, III
C
II, I, III, IV
D
IV, III, II, I
E
III, II, I, IV

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!