Hista brasileiro e os países do bloco socialista em plena Guerra Fria, o que contribuiu para atiçar a histeria anticomunista e foi um dos fatores que levou ao golpe civil-militar de 1964. A partir do contexto apresentado, assinale a alternativa que melhor explica a relação entre a esquerda brasileira e a esquerda revolucionária latino-americana.
Ligação entre a esquerda brasileira e a esquerda revolucionária latino-americana, fato que ficaria em evidência pelos próximos anos em função da radicalização política dos setores da esquerda que optaram pela luta armada.
Estabilidade política característica dos anos 1950 e 1960 no Brasil, quando setores da direita, apoiados pela UDN, aceitaram condecorar o revolucionário cubano, sem que tal gesto tivesse grande repercussão.
Animosidade nas relações entre Cuba e o Brasil depois que os revolucionários cubanos tomaram o poder em 1959, o que levou o Brasil a tomar a dianteira da luta anticomunista na América do Sul.
Política externa independente instituída em 1961, o que contribuiu para o isolamento político do governo, revertendo o alinhamento com os EUA estabelecido anos antes, quando o PCB passou a atuar na clandestinidade.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!