A anemia hemolítica autoimune (AHAI) é uma condição clínica incomum em que autoanticorpos se ligam à superfície dos eritrócitos, ocasionando sua destruição via sistema complemento ou sistema reticuloendotelial. Sobre o tema, analise as assertivas a seguir:
I- Para o diagnóstico de AHAI, devem ser realizados os seguintes exames: hemograma, contagem de reticulócitos, testes para comprovação de hemólise (LDH, bilirrubinas, haptoglobina), teste da antiglobulina direto, identificação do anticorpo ligado à superfície das hemácias (teste da antiglobulina direto monoespecífico) e pesquisa de crioaglutininas.
II- Na AHAI a frio, os autoanticorpos “frios” se ligam aos eritrócitos em temperaturas entre 4ºC e 18ºC, podendo levar à aglutinação de eritrócitos na circulação sanguínea e a hemólise ocorre ao ser ativado o sistema complemento.
III- Um dos tipos de AHAI a frio é a doença das aglutininas a frio (crioaglutininas), que em geral é causada por uma IgG bifásica e apresenta boa resposta ao tratamento de primeira linha com corticoide ou de segunda linha com esplenectomia.
IV- Na AHAI a quente, os autoanticorpos “quentes” reagem mais fortemente à temperatura corporal (37ºC), sendo, em geral, incapazes de aglutinar as hemácias e a hemólise ocorre pela destruição pelo sistema reticuloendotelial.
V- Na AHAI a quente, os anticorpos que reagem à temperatura corporal são quase sempre IgG, raramente IgM ou IgA. Os anticorpos “quentes” são responsáveis por cerca de 70% a 80% de todos os casos de AHAI, que pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em mulheres adultas.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!