A dor lombar pode ser originada em diversas estruturas (coluna vertebral, musculatura paravertebral, rins e ureteres). A presença de irradiação para membro inferior, com parestesia associada e alteração de força muscular e reflexos tendíneos, além de sinal de Lasègue positivo, favorecem radiculopatia, geralmente por compressão radicular por hérnia discal lombar, cuja raiz afetada pode ser topografada através dos achados clínicos.
INCORRETA. Sintomas de compressão da raiz L2 são parestesia em região de virilha e medial da coxa, não afeta reflexos Aquileu ou patelar e altera a força proximal da região do quadril, devido à inervação do iliopsoas, afeta deambulação, sustentação e rotação externa do membro inferior.
INCORRETA. Sintomas de compressão da raiz L3 são similares aos de L2 em termos de sensibilidade, não alterando reflexos, mas o músculo mais afetado é o quadríceps femoral, o que influi no movimento de extensão da perna.
INCORRETA. Os sintomas de compressão da raiz L4 são parestesia da região anterior e medial da coxa, afetando o reflexo patelar, a força do quadríceps e a flexão dorsal do pé e do hálux.
INCORRETA. Os sintomas de compressão da raiz L5 são parestesia da região lateral da perna e dorsomedial do pé, não alterando reflexos. Afeta a flexão dorsal do pé e do hálux, bem como a eversão e inversão do pé.
CORRETA. A compressão de S1 é a única entre as alternativas que pode justificar uma redução da força no movimento de flexão plantar do pé e afetar o reflexo Aquileu, além de causar parestesia na face lateral do pé.
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!