Questão de Aspectos de Ética na Pesquisa, Ética Médica e Perícia Médica
Etimologicamente, a palavra eutanásia se origina do grego eu, que significa bom, e thanatos, que significa morte, então eutanásia significa “boa morte”, termo que remete a um óbito sem sofrimento. Muitas pessoas confundem os termos eutanásia, ortotanásia e distanásia. Sobre essas três situações, podemos dizer que todas as afirmativas estão corretas, exceto:
A
A especialidade médica que cuida de pacientes terminais é a Medicina Clínica Geral, que oferece ao doente todos os recursos necessários a fim de evitar o sofrimento.
B
A distanásia também é conhecida como obstinação terapêutica ou rotulada como futilidade médica. Nessa situação, os médicos e familiares não conseguem aceitar a morte do paciente e continuam mantendo-o vivo com o uso de aparelhos que em nada beneficiam o paciente.
C
A ortotanásia vem do grego órtos (certo) e tánatos (morte), ou seja, significa morte correta e também é conhecida como eutanásia passiva. Nessa prática, os médicos oferecem apoio profissional e afetivo para o paciente terminal, permitindo que a morte ocorra com tranquilidade e dignidade.
D
A especialidade médica que cuida de pacientes terminais é a Medicina Paliativa, que oferece ao doente todos os recursos necessários a fim de evitar o sofrimento.
E
Um dos requisitos exigidos para a prática da eutanásia em países que a permitem é o da presença de dois médicos para garantir a legitimidade do sofrimento e a irreversibilidade do quadro.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!