Questão de Dermatologia

O Brasil é um país com uma das maiores incidências de hanseníase no mundo e o Estado do Maranhão é uma das unidades da federação com maior número de casos. O tropismo singular do M. leprae pelos nervos periféricos (dos grandes troncos nervosos aos nervos cutâneos microscópicos) e determinados estados reacionais mediados imunologicamente constituem as principais causas de morbidade na hanseníase. Acerca desta condição, podemos afirmar:

A
Amiloídose secundária é uma complicação muito frequente da hanseníase.
B
A forma lepromatosa mais grave da hanseníase é duas vezes mais comum nas mulheres do que nos homens e frequentemente encontradas em crianças.
C
Nos países endêmicos, a quase totalidade dos pacientes com hanseníase possuem uma história de contato íntimo com o indivíduo infectado (frequentemente um membro domiciliar).
D
A ulceração plantar, particularmente nas cabeças dos metatarsos, constitui provavelmente a complicação mais rara da neuropatia da hanseníase.
E
A insensibilidade afeta os receptores para o tato, a dor e temperatura, mas geralmente preserva a sensação proprioceptiva e vibratória.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!