Questão de Evolução biológica

Você atendeu um felino, persa, de 2 anos, que fugiu de casa na noite do dia anterior e foi encontrado na manhã do dia seguinte (dia da consulta). O tutor relatou que o animal estava saudável sem nenhum sinal clinico prévio e foi encontrado preso ao portão de grade da casa dependurado pelo braço direito. No momento da consulta, o exame neurológico demostrou monoparesia flácida do membro torácico direito sem reflexo flexor e sem nocicepção desse membro. Associando a história clínica aos sinais neurológicos, você diagnosticou clinicamente uma avulsão do plexo braquial. Durante a avaliação dos nervos cranianos você percebeu uma alteração oftálmica no olho direito.Com base nos dados do referido caso, assinale a resposta correta:

A
A alteração oftálmica não pode ter relação com a avulsão do plexo braquial, já que não possui ligação neuroanatomica entre essas estruturas.
B
A referida lesão oftálmica pode ter relação com a avulsão do plexo braquial e ser uma síndrome de Horner, ou seja, uma denervacao parassimpática do olho ocasionada por uma lesão do neurônio de segunda ordem que deixa a medula espinhal juntamente com as raízes do plexo braquial.
C
A lesão oftálmica pode ser uma denervação simpática do olho, provocando sinais como midríase, ptose palpebral e protusão da terceira pálpebra.
D
Como o paciente foi diagnosticado com avulsão do plexo braquial, a referida lesão oftálmica pode ser uma síndrome de Horner de segunda ordem, já que as fibras simpáticas acompanham as raízes do plexo braquial seguindo em direção ao olho.
E
Os sinais oftálmicos podem ser uma síndrome de Horner mas não pode ser relacionada à avulsão do plexo braquial.

Comentários

U

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!