Questão de Eletroterapia

A aplicação de estimulação elétrica no sistema neuromuscular periférico intacto vai despolarizar a membrana celular até o limiar de geração do potencial de ação em nervo e músculos que estão descaracterizados do processo fisiológico do sistema nervoso. Ao aplicarmos dois eletrodos de um circuito estimulador sob a pele diretamente sobre um pequeno ramo de um nervo periférico e iniciarmos a estimulação, a corrente passará de um eletrodo para o outro através da membrana do nervo. Se a corrente induzida através da membrana for muito baixa, a mudança no potencial rapidamente retornará ao seu potencial de repouso. Se a corrente induzida através da membrana for grande o suficiente, um potencial de ação será evocado e propagado ao longo dela. Sobre o potencial de membrana ativado pela estimulação elétrica, podemos afirmar: Assinale a alternativa correta:

A
O potencial de membrana evocado pela estimulação elétrica é diferente ao produzido ao longo da membrana da fibra em resposta à ativação fisiológica. Durante a estimulação de um nervo periférico, as fibras com menor diâmetro e maior resistência interna são as mais fáceis de serem excitadas, com exceção das fibras Aα, que são as que mais lentamente são ativadas. Para a ativação das fibras Aβ, Aδ ou C, é preciso estímulo de maior duração e/ou intensidade.
B
O potencial de membrana evocado pela estimulação elétrica é idêntico ao produzido ao longo da membrana da fibra em resposta à ativação fisiológica. Durante a estimulação de um nervo periférico, as fibras com maior diâmetro e menor resistência interna são as mais fáceis de serem excitadas, no caso, as fibras Aα são as que mais rapidamente são ativadas. Para a ativação das fibras Aβ, Aδ ou C, é preciso estímulo de maior duração e/ou intensidade.
C
O potencial de membrana evocado pela estimulação elétrica é idêntico ao produzido ao longo da membrana da fibra em resposta à ativação fisiológica. Durante a estimulação de um nervo periférico, as fibras com maior diâmetro e maior resistência externa são as mais fáceis de serem excitadas, no caso, as fibras Aα são as que mais rapidamente são ativadas. Para a ativação das fibras Aβ, Aδ ou C é preciso estímulo de maior duração e/ou intensidade.
D
O potencial de membrana evocado pela estimulação elétrica é idêntico ao produzido ao longo da membrana da fibra em resposta à ativação fisiológica. Durante a estimulação de um nervo periférico, as fibras com maior diâmetro e menor resistência interna são as mais difíceis de serem excitadas, no caso, as fibras Aα são as que menos são ativadas. Para a ativação das fibras Aβ, Aδ ou C, é preciso estímulo de menor duração e/ou intensidade.
E
O potencial de membrana evocado pela estimulação elétrica é diferente ao produzido ao longo da membrana da fibra em resposta à ativação fisiológica, geralmente ele é mais lento. Durante a estimulação de um nervo periférico, as fibras com maior diâmetro e menor resistência interna são as mais fáceis de serem excitadas, no caso, as fibras Aα são as que mais rapidamente são ativadas. Para a ativação das fibras Aβ, Aδ ou C, é preciso estímulo de maior duração e menor intensidade.

Ainda não há comentários para esta questão.

Seja o primeiro a comentar!

Aulas em vídeo Em breve

00:00

Tópicos Relacionados