Questão de Anatomia e Fisiologia Humana em Medicina
Um paciente de 2 anos de idade, nascido na região do vale do Jequitinhonha, chega ao pronto atendimento acompanhado dos pais. A mãe relata que a criança está pálida, com muito cansaço, com infecções frequentes e com crises de dor. Durante a consulta, foi constatado que o teste do pezinho não foi realizado após o nascimento. Após a realização dos exames, foi confirmado o diagnóstico de anemia falciforme. Os pais pediram mais informações a respeito dessa patologia. O médico orientou os pais, explicando que esse tipo de anemia é uma doença:
A
hereditária, que promove uma substituição de um resíduo de glutamato por um resíduo de valina nas subunidades beta da proteína hemoglobina, acarretando a alteração do aspecto da hemácia, que dificulta sua passagem pelos vasos menores e a oxigenação dos tecidos.
B
multifatorial, que pode ser decorrente de problemas de reposição das hemácias ou pode ser causada pelo próprio sistema imunológico. Na sua forma autoimune, o corpo produz anticorpos contra suas próprias hemácias, causando a destruição prematura dessas células.
C
idiopática, que não apresenta uma causa bem estabelecida. A principal teoria para explicar a doença é um comprometimento dos vasos sanguíneos que apresentam seu calibre diminuído, levando a uma deformação das hemácias, que adquirem um aspecto de foice.
D
multifatorial, que pode ser decorrente de sangramento crônico, de uma alimentação pobre em ferro ou de um aumento da necessidade de ferro no organismo. A falta do ferro no organismo leva a uma deficiência na produção do grupo heme presente nas hemoglobinas.
E
hereditária, que promove uma mutação no gene da proteína ferritina, levando a um defeito na sua síntese. A ferritina tem como principal função o armazenamento de íons ferro no nosso organismo, e sua deficiência prejudica a função das nossas hemácias.
Comentários
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!