Os músculos respiratórios, do ponto de vista embriológico, morfológico e funcional, são considerados músculos esqueléticos, cuja principal função é deslocar ritmicamente a parede do tórax para possibilitar a ventilação pulmonar e manter os gases sanguíneos arteriais dentro dos limites normais.
Considerando a anatomia e mecânica do diafragma, avalie as afirmacoes a seguir:
I Quando o diafragma se contrai, ocorrem queda da pressão intrapleural e aumento do volume pulmonar. Simultaneamente, ocorre aumento na pressão abdominal que é transmitida ao tórax, pela zona de aposição, para expandir a Caixa Torácica inferior.
II As fibras musculares da periferia, orientadas cranialmente, contraem-se elevando e evertendo as costelas inferiores do tórax, aumentando o diâmetro transversal e anteroposterior, pela elevação e projeção anterior do esterno. Esse componente da ação diafragmática é chamado de “componente insercional” que aplica somente à porção costal do diafragma.
III O diafragma é inervado pelos nervos frênicos direito e esquerdo, os quais são ramos dos plexos cervicais e recebem suas fibras a partir do III, IV e V nervos cervicais.
IV Com a hiperinsuflação pulmonar ocorrem rebaixamento e aplainamento da cúpula diafragmática, seu raio de curvatura torna-se grande, e sua capacidade de gerar pressão torna-se diminuída.
É correto o que se afirma em:
Ainda não há comentários para esta questão.
Seja o primeiro a comentar!